Carregando...

DISCIPLINA Listagem de Ementa/Programa

PRÁTICA DE ENSINO FLORESTALDISCIPLINA 360376

VER OFERTA

ÓrgãoEFL Departamento de Engenharia Florestal
Código360376
DenominaçãoPrática de Ensino Florestal
NívelMestrado
Início da Vigência em2000/2
Pré-requisitosDisciplina sem pré-requisitos
EmentaInício da Vigência em 2000/2

A disciplina se propõe a estimular e desenvolver habilidades de prática pedagógica direcionada para a abertura de experiências acadêmicas, oportunizar a integração das áreas de Graduação e Pós-Graduação e interagir o aluno em questões relevantes para a formação profissional.

ProgramaInício da Vigência em 2000/2

Variável:

A formação do aluno, conduzida diretamente por um professor orientador. Será feita através da participação efetiva do discente em várias atividades relacionadas à uma das disciplinas oferecidas pelo professor junto ao curso de graduação em Engenharia Florestal. Esta participação será detalhada a seguir no sub-item "Atividades Práticas". Em paralelo, o aluno realizará estudos dirigidos sobre os principais aspectos ligados à atividade docente, aqui indicados no sub-item "Formação Básica".

Atividades Práticas - Atividades relacionadas diretamente à atividade docente:
- Definição dos objetivos intrucionais;
- Elaboração de planos de aula;
- Preparação de aulas;
- Preparação de material didático;
- Apresentação de aulas usando diferentes recursos didáticos;
- Elaboração e correção de instrumentos de avaliação e aprendizagem;
- Preparação, apresentação e avaliação de seminários e palestras.

Formação Básica - Leitura e discussão, com o professor orientador, de textos relacionados aos conteúdos:
- Planejamento das Atividades de Ensino;
- Métodos e Técnicas de Ensino;
- Comunicação de Professor-Aluno;
- Técnicas de Avaliação da Aprendizagem.

BibliografiaInício da Vigência em 2000/2

ABREU, Maria Célia e MASETTO, Marcos Tarciso. O PROFESSOR UNIVERSITARIO EM AULA: PRATICA E PRINCIPIOS TEORICOS. Ed. Associado, SP, 1987.

ASTOLFI, Jean-Pierre e DEVELEY, Michael. A DIDÁTICA DAS CIENCIAS. Ed. Papirus, SP, 4ª ed., 1995.

BORDENAVE, Juan Diaz e PEREIRA, Adair Martins. ESTRATEGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM. Ed. Vozes, Petrópolis, 1997.

CUNHA, Maria Izabel. O BOM PROFESSOR E SUA PRÁTICA. Ed. Papirus, SP, 1989.

MASETO, Marcos Tarciso. DIDATICA: A AULA COMO CENTRO. Ed. FTP, SP, 1994.

PIMENTEL, M. G., O PROFESSOR EM CONSTRUÇAO. Ed. Papirus, SP, 1994.

VEIGA, I.P.A.(org). TECNICAS DE ENSINO: POR QUE NAO? Ed. Papirus, SP, 1991.